sexta-feira, dezembro 14, 2007

Pé de Valsa - Diferença na Biota


Pra quem não conhece, Pedro Bial "Pé de Valsa" Nunes, é biólogo, herpetólogo e pesquisador do Instituto de Biociências da USP-SP. Além disso trabalha no museu de Zoologia dessa mesma universidade. (Corrigindo: Bial faz doutorado no Instituto de biociências da USP e não no museu de zoologia como anterior e errôneamente publicado)

Há muito tempo atrás, publiquei no blog um artigo do Vàclav Hável que dizia algo sobre estarmos chegando no momento de começarmos a pagar nossa dívida para com a terra, ou seria tarde demais.

Pedi a Opinião de Pedro Bial "Pé de Valsa" Nunes e eis sua resposta, muito legal por sinal. Tanto que decidi publicar aqui para aumentar esse debate!

Go Nunes! Com você a palavra!

Diogão,

Muito, mas muito interessante mesmo o artigo do brother tcheco!!

Concordo com ele em vários aspectos! Só não concordo muito com a relação que ele descreve como um empréstimo da Terra para a humanidade. No meu modo de entender, nós, assim como todos os demais seres vivos, fazemos parte de uma dinâmica na Terra onde utilizamos os recursos e deixamos resíduos em maior ou menor quantidade.

Fazemos parte da Terra e dessa dinâmica. A diferença é que de uns 5000 anos para cá (poucos perto dos bilhões de anos da existência do planeta), a nossa espécie se tornou o maior agente modificante vivo que já existiu para o clima e condições que permitem a existência da biota na Terra.

Apesar dos pesares, isso ainda é um processo natural, que só pode ser reconhecido e analisado e, quiçá diminuído e evitado (particularmente não acredito), pelo ser humano porque possuímos aptidões intelectuais inerentes à nossa espécie nunca antes registradas na história evolutiva (da biota) na Terra.

Também não compartilho da mesma concepção de fim do mundo do Sr. Havel.

Na minha concepção, o fim do mundo - que já foi previsto uma série de vezes e nunca chegou - não é o fim do planeta, Fim este que eu não acho que seja facilmente previsível e nem tenho motivos para acreditar que esteja próximo.

Acredito sim que este fim esteja relacionado à nossa existência (extinção da nossa espécie). Isso sim, na minha opinião, está próximo (biologicamente falando e mais próximo ainda geologicamente falando) e já é inevitável, já que como o próprio Havel disse a resolução dos impactos já causados não é simples e não depende só de uma ciência.

Estamos em um momento crítico onde teríamos que tomar uma decisão entre caminhar para o fim e nos manter como estamos, já que acredito que não seja mais possível voltar atrás em muitas das mudanças climáticas já efetivadas.

Infelizmente, o que vemos é que a escolha foi feita pela manutenção dos nossos hábitos pouco sustentáveis e que as condições de vida para a nossa espécie vão continuar escasseando até acabar... Daí sim será o fim do mundo... do nosso mundo!

Bial

6 comentários:

Unknown disse...

Grande Bial!!! Concordo plenamente com o Sr. Pé de Valsa! A gente vai e a Terra fica, em que estado eu não sei... mas que a gente vai, a isso vai.

beijocas

bial_nunes disse...

Fala Diogão!!!
Fiquei muito lisonjeado por postar meu comentário no blog!!
Lendo agora, um tempo depois de ter escrito, imagino que posso ter passado um pessimismo exagerado no meu texto. Mas isso dependo do humor do momento. Se fosse escrever de novo não seria muito diferente.
Brigadão pelo prestígio!
Abração!

Bial

PS: Só aquela correção: Fiz o mestrado no Museu de Zoologia, o doutorado estou fazendo no Inst. de Biociências da USP.

bial_nunes disse...

Diogão,

Segue um texto para se ler e pensar.
Tem muito a ver com a geração de conforto e riquezas pessoais às custas do nosso planeta. No caso, esse imbecil (Janer Cristaldo) ataca só os ornitólogos e os que se preocupam em proteger populações de aves, mas de fato está atacando a todos os profissionais que se preocupam primeiramente na conservação do pouco que restou de fauna/flora natural na Terra e, conseqüentemente, na viabilidade da nossa espécie no planeta. Segue o link para o texto deste energúmeno: http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=2310
Se vc achar que cabe divulgar no seu blog, fique a vontade.
Abraço

Ric disse...

Não acho que o texto seja pessimista. Eu aliás, como membro da espécie humana colocada em questão, estou ansioso aguardando o fim da espécie.
infelizmente é isso que tenho a dizer. Que floresça um mundo melhor e mais limpo, sem o lixo humano!
e nós voltaremos, os bons, somente os puros

Diogo disse...

Bial do céu... aquele cara é um imbecil, não tem outro termo....

Diogo disse...

É tão absurdo que decidi nem publicar sabe.... é um idiota completo!

Como deixam essa pessoa publicar um texto!?