sexta-feira, setembro 28, 2007

Hora do almoço


Minha Hora do Almoço

Tem sido, com frequência bastante rica do ponto de vista filosófico e cultural.

Hoje mesmo conversei francamente sobre a pena de morte, e sobre ditaduras, e sobre liberdades, e direitos individuais, censura, o seu lado bom, o seu lado ruim.

Conversa séria. Argumentos coerentes, mentes razoavelmente bem treinadas na arte de esmiuçar um tema. Espaço para ouvir e para escutar.

Como pode, alguém, antes de qualquer investigação, afirmar que outra pessoa matou alguém? Falar mal de qualquer pessoa, é prejudicá-la para sempre, ainda mais com o alcance e poder de persuasão que tem a mídia.

E é exatamente isso que fazem os programas sensacionalistas de notícias na tv. Não "careço" nem de citar nomes.

A censura sendo discutida do seguinte ponto de vista: Não se pode sair por aí falando qualquer coisa de quem quer que seja. Porque isso é irreversível, prejudica e fere a liberdade do outro.

Essa imprensa não devia ser "processada/penalizada" pelos danos que causa? Crimes como esse não deviam estar previstos no código penal?

Mas a mídia é efêmera, feita pra vender. E isso vende. Acabou. Tá legitimado em nome do business, trabalho, negação do ócio, denúncia, são os verdadeiros policiais do nosso país, zelando pela justiça.

E vamos parando por aqui por causa da política "pocket-info" que já foi excedida aqui.

E porque só temos uma hora de almoço.

5 comentários:

Adalgisa Matheus disse...

fiquei pensando sobre isso tbm depois do almoço. Vou fazer um post sobre "acostumar", e nos acostumamos mesmo com essa realidade e à nossa midia.
a cuca pode me corrigir, ou vc mesmo, mas acredito que a midia e a imprensa andam bambas numa corda estreita, no limite uso da lei da liberdade de expressao e da etica.
acho q devemos levar o tema no proximo almoço com o patriarca dos matheus
bt

Adalgisa Matheus disse...

tomsom, so uma coisa. no seu "quem sou eu" vc deveria mudar o Sou nada. COmo assim vc é nada!
paaaaaaaaaaraaa meu!

Adalgisa Matheus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo disse...

ó! isso será uma boa! é um ótimo tema para dicutir com o papai e com o Rô.

Eu concordo com você, quando diz que a mídia anda no limite da ética e da liberdade de expressão.

O problema é que a fronteira sempre invadida é a da ética e nunca a da liberdade de expressão.

E isso acontece sempre com o intuito máximo de vender. Para vender, sempre passamos or cima da ética e nunca nos abstemos de dizer algo que prejudique alguém, pois notícias fantasiosas e sensacionalistas vendem muito jornal e dão audiência, sob o falso argumento: "ninguém pode me impedir de falar isso, a ditadura acabou!

Pra terminar, acho que hoje a censura imposta pelo dinheiro, pelo lucro, pela audiência, é tão ou mais nefanda do que a censura explícita e violenta da ditadura.

Já que vocês gostam de polêmica, tomem esta!

Unknown disse...

Este é o Rafael!

Mandei pra ele o texto que escrevi sobre a nossa hora do almoço.

vejam a resposta dele e me digam se alguém segura esse rapaz!:

Obrigado pelo "mentes razoavelmente bem treinadas na arte de esmiuçar um tema...".

É um prazer pra mim falar sobre estes assuntos...pena que poucas pessoas como nós gostem deste tipo de diálogo e de reflexão...creio que isso pode explicar a falta de coerência e de inteligência nas opiniões do senso comum.

Abraço,

RAFAEL

PS. Só a total liberdade de expressão pode tolerar nossos erros (infelizmente).
Confira se censura foi escrita no blog corretamente e também a regra do porquê / por que / porque