quarta-feira, setembro 19, 2007

Tirou o sapato?


Hoje uma mulher tentou invadir uma arena de sumô, em Tokio, Japão.

Veja a matéria do Terra na íntegra.

Uma bela oportunidade para discutirmos um pouco o papel das mulheres na sociedade japonesa.

No meu ver, foi um grito de desespero, uma tentativa de quebrar as correntes que separam homens e mulheres de forma tão incisiva.

No Japão a separação é bem clara, mas como isso se dá no Brasil?

Estamos mais perto de proporcionar igualdade de oportunidades e valorização para homens e mulheres? E não estou só falando de mercado de trabalho, e família. Estamos no âmbito da participação social de uma forma geral.

Ou aqui o assunto é tão velado que talvez estejamos mais distantes das condições ideais de desenvolvimento para os seres humanos brasileiros?

5 comentários:

Ric disse...

Esse lado das coisas aqui no brasil serem tão veladas que parecem caminhar para uma coisa melhor realmente é preocupante. Fico em dúvida frente à questões desse tipo, acho que as mulheres realmente conquistaram espaços importantíssimos na sociedade, nunca dantes "navegados" por elas, e acho isso ótimo. A sociedade ocidental sempre foi muito patriarcal, em todos seus valores. Frente este assunto fico bastante apreensivo, tenho medo de que alguns poderes que as mulheres estão tendo hoje em dia (que os homens também tiveram e que muitas vezes foi levado às ultimas consequencias prejudicando nossa evolução) se transforme no avesso de um equilíbrio, que penso que tem que ser conquistado entre homens e mulheres. Vamos celebrar o equilíbrio!!! nem tanto o céu, nem tanto a terra, nem tanto água, nem tanto fogo, nem tanto racionalismo, nem tanto intuitivo...prefiro um pouco dos dois garçom, dá pra ser? Homens e mulheres juntos! Ai que bom seria....

Diogo disse...

Hahueuhauheuhahueuhauhe!

Ricardo Ricardo, você enche as minhas manhãs de alegria!

Obrigado,

Assino embaixo novamente!

Julia disse...

Tô te testando, Di.

Julia disse...

Hum....... ou quase onipresente.

Practise make perfect.

Blogueirozinho lindo.

Diogo disse...

caraca!

Ju!

ramparando de me testar!

Imagina com 2 anos de blog!

beijos

Di