quarta-feira, outubro 10, 2007

O caderninho e o disciplinado


O Caderninho é um item fundamental, sem o qual nada do que conhecemos hoje, em termos de tecnologia existiria.

É a mesma coisa que a parede das cavernas onde as pinturas rupestres eram feitas. Em comunicação isso é chamado de suporte.

Serve pra guardar o nosso conhecimento fora do nosso corpo, para que possamos morrer em paz e não atravancar tanto o desenvolvimento do conhecimento, logo da espécie humana (e eu dizia não fazer proselitismos).

mas eu também acho importante exercitar a memória.

E outra: esse ser desorganizado e extremamente bagunceiro, precisou arrumar outras armas pra lutar nesse mundo, sendo que decidiu que a disciplina e o "fazer um milhão de vezes" não seriam os meios empregados para o sucesso.

Portanto, meu problema não seria ter o caderninho, mas passar na fila da disciplina mínima para me acostumar a anotar as coisas.

E fazer um esforço pra desacostumar uma mente viciada na bagunça e no bumba meu boi.

O que eu penso mesmo?

Que a melhor fotografia fica sempre na memória.

2 comentários:

Julia disse...

"Para exercer a Memória, em pensamentos, lugares distintos, depois formar para si imagens das coisas que se quer reter e finalmente organizar essas imagens em diversos lugares. Então a ordem dos lugares conserva a ordem das coisas, pois as imagens lembram as próprias coisas.

Os lugares são tabuinhas de cera nas quais se escreve; as imagens são as letras que nelas se traçam" (Cícero)

Diogo, o homem que escreve com, e na cabeça.

;)

Diogo disse...

Eu lembrei muito do Tomás, amigão meu que dividiu comigo o nascimento dessa frase: "a melhor fotografia fica sempre na memória", em um ônibus, em Barcelona.

Espero que ele ainda divida comigo essa memória, assim como do "pilão Zangief" que dei nele!